sáb., 21 de out.
|Zoom
Programa de Letramento - Palestra com especialista Vânia Rosa - "Tornar-se Negra: Ser e pertencer"
O PROGRAMA DE LETRAMENTO RACIALTEM POR OBJETIVO A AMPLIAÇÃO DAS NOSSAS PERCEPÇÕES SOBRE O RACISMOESTRUTURAL E SUA MANIFESTAÇÃO NAS VIVÊNCIAS DA MATERNIDADE. OPROGRAMA VISA PROMOVER O CONHECIMENTO QUE LIBERTA PARA QUETENHAMOS FERRAMENTAS DE EMANCIPAÇÃO E APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE
Horário e local
21 de out. de 2023, 10:00 – 11:30
Zoom
Convidados
Sobre o evento
Mulher negra periférica, tem 48 anos, mãe de três meninos negros Arthur Gama (19), Victor Gama (15) e Pedro Gama (9). Cientista Social e Analista de Marketing, Pesquisadora do Projeto Social Mais UERJ -Eixo Promoção à Igualdade Racial. Membro do Coletivo Juristas Negras, da ONG Educafro e do NEGRI (Núcleo de estudos Gênero, Raça e Interseccionalidade).
Sobre o evento:A palestra tem como objetivo explorar o conceito de "Raça" como uma construção social, na qual a população negra historicamente foi subjugada e relegada à posição mais baixa da hierarquia social pelo sujeito universal branco europeu. Além disso, abordaremos o plano de eugenia, que busca a purificação da raça e a legitimação de tudo que é de origem europeu-branca-cis-heteronormativa, ao mesmo tempo em que rejeita elementos associados à África e aos fenótipos negróides.
No contexto da Educação, discutiremos como os espaços de produção de conhecimento e saberes, como escolas e universidades, muitas vezes, ao invés de serem locais de afeto, conforme preconizado por Paulo Freire, se tornam ambientes de opressão, violência e negação da identidade negra. É fundamental compreender como essas instituições perpetuam estruturas que marginalizam e desvalorizam a cultura e a história afrodescendentes, impedindo a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.
Ingressos
Tornar-se Negra
R$ 10,00Vendas encerradas
Total
R$ 0,00