Por Carolina Moraes Franklin
Nós estamos no 6° dia de KWANZAA
Cada dia de KWANZAA é abordado um princípio.
Depois de passar pelos princípios de Umoja (união), Kujichagulia (autodeterminação), Ujimaa (economia cooperativa) e Nia (propósito), hoje é dia de Kuumba, o dia da criatividade. Refere-se a nossa capacidade de criar uma comunidade mais bonita e próspera, através de novas ideias.
A palavra KWANZAA significa primeiros frutos.
Por si só, esse significado já diz muito.
Nossa responsabilidade individual e coletiva de plantar sementes que promovam bons frutos para toda a comunidade.
Compreender que e colheita é coletiva e o esforço individual é potencializado quando cada um faz a sua parte no todo.
Primeiros frutos também nos lembram da excelência, o ato de entregar o melhor de nós em favor do grupo. É um caminho constante de um resgate de valores africanos perdidos devido ao tráfico negreiro e a diáspora do nosso povo pelos continentes.
Tudo isso é refletido nos cinco valores celebrados até hoje.
Mas hoje é dia de Kuumba. Então vamos refletir como a criatividade potencializa cada valor já abordado.
É preciso muita criatividade e coragem para resgatar a grandeza e dignidade do nosso povo no mundo.
A criação de um feriado para celebrar princípios de África é um excelente exemplo de como usar a criatividade para nos fortalecer como comunidade mundial da diáspora.
A criatividade também se manifesta no dia a dia da vida de homens e mulheres negras, que precisam sobreviver e crescer numa sociedade racista e hostil.
O que falar da criatividade da mulher, mãe e negra?
A maternidade nos exige criatividade para mantermos a força do nosso povo na criação de nossas filhas e filhos, sem perder a ternura e irmandade em contextos que insistem em nos brutalizar. Precisamos "dar conta" da saúde, instrução, lazer e desenvolvimento, praticamente sozinhas.
Somos constantemente assombradas pelos índices de violência, de todos os tipos, que tem nossas filhas e filhos como alvos.
Foto: criatividade materna para brincadeira com os filhos - Acervo de Carolina Moraes Franklin
É preciso muita criatividade, minhas irmãs, para entender que a grandeza de nosso povo não está só na sobrevivência e resistência, mas também na capacidade de criar coisas grandes que nos fortalecem, e contribuem de forma geral para toda a humanidade.
Que a reflexão de hoje sobre a criatividade nos leve para um lugar de protagonismo, dentro de nossa própria história. E que através de todo potencial que temos, forjados com a luta e sangue de nossos ancestrais, nossos corações se fortaleçam e estejam cheios de boas expectativas para o próximo ano.
Hoje é dia de Kuumba.
Viva KWANZAA!
Nota: Este texto faz parte de uma construção coletiva em celebração ao Kwanzaa 2024
Comments