E se a sua ansiedade estiver sendo causada por falta de planejamento?
- Thaís Lopes

- 14 de jan.
- 2 min de leitura
Quando acorda e não sabe o que vai fazer no dia, ou simplesmente vai fazendo, no automático, todas as tarefas que não pode deixar escapar. Mas a mente está vagando, sem presença, sem ânimo, e sem previsão.
Sonhar já se tornou sinônimo de fantasia de criança, algo místico que só existe nos desenhos animados e contos de fadas. Afinal, ninguém te contou que você podia sonhar sonhos realizáveis.
Objetivo, meta, resultado. Tudo isso parece empresarial demais, “não tem a ver comigo”, “isso é burocracia”. Grande engano. Essas são só palavras usadas para traduzir aquilo que você deseja e que merece ter a oportunidade de fazer acontecer.
Axé, o poder de realizar, está presente em todo e qualquer ser vivo nesse mundo, inclusive em você. Não se trata de religião, se trata de saber que existe uma força que anima o seu ser e que te dá potência para criar caminhos possíveis mesmo quando a realidade pesa.
Às vezes o presente grita alto: contas para pagar, cuidado de todos os lados, correrias que não pedem licença.
Mas planejar não é abandonar o agora.
É tentar criar pequenas oportunidades para respirar entre uma urgência e outra, e enxergar um pouco além.
O tempo, relativo, é feito de ciclos.
E um ciclo pode começar com um gesto mínimo: um pensamento que a gente aprende a dar nome, uma pausa feita de forma consciente, uma palavra escrita no papel. Você pode e merece tentar!
Então vem cá, senta aqui comigo.
Pega aquele lápis da sua criança, da cor que for.
Pega um pedaço de papel, que seja o lado de trás daquela folha rabiscada, e começa a escrever:
O que eu quero para esse ano?
O que eu não quero?
O que eu tenho de potencial?
O que eu preciso de ajuda?
Quem são as pessoas que eu conheço (seja de nome, de perto, de casa), que podem ser fonte de apoio ou inspiração?
Não existe colheita sem plantio, sem raiz, sem cuidado cotidiano.
Mas existe começo, e ele pode ser hoje.
A menor ação já desloca a energia do impossível para o realizável.
Me conta: Qual é a primeira pequena ação que você pode fazer hoje para iniciar seu planejamento e, quem sabe, reduzir a sua ansiedade?
Vou adorar ver a sua resposta nos comentários!
Eu sou a Thais Lopes, mineira de BH, mãe da Moana e fundadora da Mães Negras do Brasil. Em minha trajetória pessoal e profissional, o planejamento tem sido elemento chave para manutenção do meu equilíbrio emocional, e principalmente, como propulsor de realizações que venho alcançando em minha vida.
Aprendi que, sem um bom plano, a vida continua, segue, acontece.
Mas com um bom plano, temos direcionamento, intenção e foco para realizar.
Neste Janeiro Branco quero que você reflita com carinho o quanto seus gatilhos de ansiedade podem estar relacionados à ausência de um plano. E se esse assunto fizer sentido para você, vamos conversar.
Estou disponível para um bate papo, uma mentoria, e também palestras.




Minha primeira ação, será tirar ao menos 1 hora do meu dia para mim. Sem cuidar, trabalhar, ou pensar. Só para respirar e existir.
Esse é o começo do meu planejamento.
Lendo esse texto, vi o que de fato está faltando para eu realmente focar. Fiz a lição de enumerações que colocou acima para realizar o meu planejamento de 2026 (pessoal e profissional). Obrigada por compartilhar!