Os presentes que a comunidade me deu
- Carolina Moraes Franklin

- 10 de out.
- 3 min de leitura
Eu desejo expressar nesse texto os presentes que a comunidade MÃES NEGRAS DO BRASIL me deu.
Alguém me mandou um convite: evento presencial no Rio de Janeiro da MÃES NEGRAS DO BRASIL. Eu pensei: que legal, vou!
Cheguei meio deslocada, e encantada com tanta beleza. Mas o maravilhamento veio quando as falas começaram. Cada mulher que falou naquele dia era tão grande, mas tão grande, que meu primeiro movimento interno foi: eu tenho muito pra dizer também. Isso por aí só já é poderoso, pois a fala tem poder.
E eu, bobinha que era, não sabia o quão grandioso poderia ser "kaminhar " com essas mulheres.

Na época eu estava iniciando uma empresa com duas amigas do serviço público, e precisávamos MUITO de uma consultoria de negócios. Conhecer a membra Pamella Kristine no evento foi o primeiro presente que MÃES NEGRAS DO BRASIL me deu. Ela tem nos acompanhado na minha nova empresa, conVIVE+, e sua mentoria tem sido fundamental para a nosso desenvolvimento.
Depois disso, entrei na comunidade, no whatsapp e fui acompanhando os movimentos.
Até que chegou dezembro, e com dezembro kWANZAA. Eu nem sabia o que era. A Thaís fez a proposta de fazermos uma produção coletiva sobre os princípios de KWANZAA, e eu topei. Eu fiquei com Kuumba, o princípio da criatividade. Eu nunca pensei que nessa altura da vida eu poderia amar algo que eu construísse, algo que era meu, a minha escrita. Esse foi o segundo presente que MÃES NEGRAS DO BRASIL me deu. (Link para o artigo no blog)

Tomei a decisão de entrar na comunidade como membra, e paguei pelo plano PROTAGONISTA. Eu não tinha ideia que aquele pequeno valor me traria verdadeiros tesouros.
Foi anunciado entre as protagonistas a possibilidade de participar da programação oficial da comunidade. Era uma oportunidade ótima pra mim. Pensei um pouco o que eu proporia para a comunidade, e resolvi propor uma palestra sobre violência sexual no Brasil. Pensei que seria uma oportunidade de passar para a comunidade minhas experiências e aprendizados no APRENDER PARA PROTEGER, ONG que atua no combate e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Eu fui uma das selecionadas. Esse foi o terceiro presente da comunidade para mim. Minha atuação se deu com a palestra de letramento racial com o tema: Violência sexual no Brasil: gênero, raça e classe social... (link para o evento que aconteceu em maio) - Gravação disponível em www.maesnegrasdobrasil.com/programas - Busque por Letramento Racial

O aniversário de 2 anos da comunidade chegou. E lá fui eu pra São Paulo, passar meu 8 de maio celebrando a comunidade.
Cheguei assim, meio tímida, mas muito acolhida. Fiquei em uma casa que alugamos com Thaís e outras membras. As primeiras horas juntas foram conversas, reflexões, proporcionadas por um ambiente seguro e acolhedor.

As meninas, Fabi, Nete, Thaís, saíram antes de mim, e eu fui mais tarde com Alê. Me arrumando eu falei com Alê, nossa, vcs estão tão lindas que me bateu uma insegurança a respeito de que roupa usar. Alê, que é um doce, disse: o que for bom pra você, fique confortável. Ela estava tão poderosa e linda com seu scarpin vermelho, mas tão poderosa e tão linda, que ela reafirmou meu poder e beleza na minha forma de ser. E lá fui eu com minha rasteirinha linda e maravilhosa.
Lá estávamos nós no evento. Cada mulher que chegava era um abraço. Nos nos apresentamos, dizendo de qual cidade do Brasil nós vínhamos, quantos filhos tínhamos. Como estávamos felizes por estar ali.

A programação começou. Thais brilhou e nos aqueceu. Cada fala era uma luz, uma cura, uma força. Fui tomada por gargalhadas, por lágrimas, por euforia e por reflexões profundas. Eu amei cada irmã que me conectei. Amei muito.
Uma atmosfera tão grandiosa estava lá. Eu lembro de cada abraço.
Esse foi o quarto presente do MÃES NEGRAS DO BRASIL para mim.
Deixo um pouquinho de mim pra comunidade, e levo um pouquinho de cada uma. Percebe o quanto isso é grandioso?

Coloco o nome de algumas manas que me conectei pra dizer que cada uma de vcs é um presente de Deus para mim.
Amo vocês, comunidade 💕
Thai
Anete
Fabia
Alê
Mylena
Vanessa
Thayssa
Amanda
Edina
Nutri



Você também foi um presente em minha vida! Dia 8 de Maio foi tão lindo, tão intenso. Gratidão por sua existência e desejo tudo de maravilhoso para nossa comunidade e para você Carolina.
Eu me senti tão abençoada em encontrar vcs na FRME. Me senti ouvida, acolhida.. o título representa muitíssimo meu sentimento. Gratidão ♥
ah q lindeza! amei te ler e saber desses presentes ♡ abraços!